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Breve descrição
Os Cursos Profissionais pressupõem actividades que exigem um trabalho de extensão da sala de aula. Como tal, as visitas de estudo são consideradas da máxima importância no contexto do processo de ensino-aprendizagem. As visitas de estudo, neste tipo de cursos, têm importância acrescida. São um complemento à aprendizagem na aula e podem funcionar como mobilização dos alunos e uma oportunidade de aproximação à realidade do trabalho que os mesmos irão encontrar quando da formação em contexto de trabalho.
Almada - Laranjeiro
Rua Jorge Pereira , Laranjeiro
2810-235 ALMADA
Telefone: 212509530
Fax: 212509535
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- março (7)
terça-feira, 22 de março de 2011
Introdução
Para além do carácter motivador e de sociabilidade que lhe estão naturalmente inerentes, as visitas de estudo favorecem essencialmente a aquisição de conhecimentos, possibilitam o desenvolvimento de competências e capacidades várias, promovem a interligação entre a teoria e a prática, e constituem um importante complemento de ligação entre a instituição de ensino e a realidade extra-escolar.
As visitas de estudo e os trabalhos de campo, são tarefas educativas a desenvolver em meio paraescolar, cuja importância se exprime, sobretudo, nos seguintes aspectos:
• O interesse metodológico
• A motivação para a realização de novas aprendizagens
• Os valores e atitudes que desenvolvem
Relativamente ao primeiro aspecto, o contacto directo com o meio físico, social e cultural tem sempre um enorme interesse metodológico, ao permitir desenvolver nos alunos um conjunto diferenciado de capacidades que importa valorizar e incrementar. Destaca-se a observação directa, a interpretação de fenómenos, a avaliação crítica.
No que respeita à motivação, a visita de estudo, por se desenvolver fora do ambiente normal da sala de aula, constitui uma fonte acrescida de motivação dos alunos perante a aprendizagem. Torna-se útil, por isso, aproveitar as sinergias daí resultantes para a concretização das metas definidas. Importa, também, dar à planificação e concretização um carácter lúdico, que contribuirá, certamente, quer para aprofundar o relacionamento afectivo entre professores e alunos, quer de alunos entre si.
Finalmente, na perspectiva dos valores e atitudes, as visitas de estudo contribuem para a formação de cidadãos intervenientes, autónomos e criativos. Proporcionam o enriquecimento cultural dos alunos, possibilitam a ligação à vida e à realidade natural e humana, criam e desenvolvem um espírito de responsabilidade, cooperação, solidariedade, criatividade, autonomia.
A saída da escola e o contacto com a realidade exterior, nas suas múltiplas vertentes, é uma estratégia que contribui para a aprendizagem mais activa e significante. Além de contribuir para uma aprendizagem com sentido, na inter-relação estreita com a realidade, desenvolve igualmente o espírito científico, a iniciação ao método de pesquisa e fomenta a socialização dos jovens.
Na perspectiva da interdisciplinaridade, a visita de estudo é uma excelente actividade de integração de diversas perspectivas da realidade, fomentando a articulação curricular.
As visitas de estudo, ao levar a escola a aproximar-se da comunidade, a sair da rotina, desenvolvem o jovem no plano intelectual, estimulando as capacidades de observação de imaginação e de reflexão crítica, provocando a curiosidade e interesse por questões que dificilmente poderiam ser abordadas na sala de aula; mas são também importantes no plano afectivo, contribuindo para uma forma de convívio saudável entre professores, alunos e turmas, e no plano da sociabilidade, ao criar hábitos de cooperação. A visita de estudo tem também um papel formativo no que diz respeito ao desenvolvimento de uma cidadania responsável e participativa.
Neste contexto, o professor da disciplina de Técnicas de Multimédia e da disciplina de Design e Comunicação Audiovisual do Curso Profissional de Técnico de Comunicação e da disciplina de Comunicação Gráfica e Audiovisual do Curso Profissional de Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade…
Principais locais a visitar
Torre dos Clérigos;
Casa da Música;
Fundação de Serralves;
Ribeira do Porto;
Palácio da Bolsa.
Intervenientes
• Professor Responsável
– Américo Jones
• Professor Acompanhante
– Zélia Cavaleiro
• Alunos
– 11º F – Curso Profissional de Técnico de Multimédia;
– 12º E – Curso Profissional de Técnico de Comunicação
– Marketing, Relações Públicas e Publicidade.
Indicadores da Avaliação
• Avaliação pelos alunos e encarregados de educação;
• Questionário;
• Qualidade do trabalho realizado.
Data Prevista
De 13 e 14 de Abril de 2011 – 2 dias/1 noites.
O valor a pagar inclui
• Aluguer de autocarro com todas as deslocações realizadas durante a visita;
• Alojamento no hotel Nave em regime de meia-pensão;
• Entrada em todos os Monumentos e Museus a visitar.
As visitas de estudo e os trabalhos de campo, são tarefas educativas a desenvolver em meio paraescolar, cuja importância se exprime, sobretudo, nos seguintes aspectos:
• O interesse metodológico
• A motivação para a realização de novas aprendizagens
• Os valores e atitudes que desenvolvem
Relativamente ao primeiro aspecto, o contacto directo com o meio físico, social e cultural tem sempre um enorme interesse metodológico, ao permitir desenvolver nos alunos um conjunto diferenciado de capacidades que importa valorizar e incrementar. Destaca-se a observação directa, a interpretação de fenómenos, a avaliação crítica.
No que respeita à motivação, a visita de estudo, por se desenvolver fora do ambiente normal da sala de aula, constitui uma fonte acrescida de motivação dos alunos perante a aprendizagem. Torna-se útil, por isso, aproveitar as sinergias daí resultantes para a concretização das metas definidas. Importa, também, dar à planificação e concretização um carácter lúdico, que contribuirá, certamente, quer para aprofundar o relacionamento afectivo entre professores e alunos, quer de alunos entre si.
Finalmente, na perspectiva dos valores e atitudes, as visitas de estudo contribuem para a formação de cidadãos intervenientes, autónomos e criativos. Proporcionam o enriquecimento cultural dos alunos, possibilitam a ligação à vida e à realidade natural e humana, criam e desenvolvem um espírito de responsabilidade, cooperação, solidariedade, criatividade, autonomia.
A saída da escola e o contacto com a realidade exterior, nas suas múltiplas vertentes, é uma estratégia que contribui para a aprendizagem mais activa e significante. Além de contribuir para uma aprendizagem com sentido, na inter-relação estreita com a realidade, desenvolve igualmente o espírito científico, a iniciação ao método de pesquisa e fomenta a socialização dos jovens.
Na perspectiva da interdisciplinaridade, a visita de estudo é uma excelente actividade de integração de diversas perspectivas da realidade, fomentando a articulação curricular.
As visitas de estudo, ao levar a escola a aproximar-se da comunidade, a sair da rotina, desenvolvem o jovem no plano intelectual, estimulando as capacidades de observação de imaginação e de reflexão crítica, provocando a curiosidade e interesse por questões que dificilmente poderiam ser abordadas na sala de aula; mas são também importantes no plano afectivo, contribuindo para uma forma de convívio saudável entre professores, alunos e turmas, e no plano da sociabilidade, ao criar hábitos de cooperação. A visita de estudo tem também um papel formativo no que diz respeito ao desenvolvimento de uma cidadania responsável e participativa.
Neste contexto, o professor da disciplina de Técnicas de Multimédia e da disciplina de Design e Comunicação Audiovisual do Curso Profissional de Técnico de Comunicação e da disciplina de Comunicação Gráfica e Audiovisual do Curso Profissional de Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade…
Principais locais a visitar
Torre dos Clérigos;
Casa da Música;
Fundação de Serralves;
Ribeira do Porto;
Palácio da Bolsa.
Intervenientes
• Professor Responsável
– Américo Jones
• Professor Acompanhante
– Zélia Cavaleiro
• Alunos
– 11º F – Curso Profissional de Técnico de Multimédia;
– 12º E – Curso Profissional de Técnico de Comunicação
– Marketing, Relações Públicas e Publicidade.
Indicadores da Avaliação
• Avaliação pelos alunos e encarregados de educação;
• Questionário;
• Qualidade do trabalho realizado.
Data Prevista
De 13 e 14 de Abril de 2011 – 2 dias/1 noites.
O valor a pagar inclui
• Aluguer de autocarro com todas as deslocações realizadas durante a visita;
• Alojamento no hotel Nave em regime de meia-pensão;
• Entrada em todos os Monumentos e Museus a visitar.